sábado, 19 de dezembro de 2009

Alfabetização e Letramento

“Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.” (SOARES, 1998, p. 22).
Durante muito tempo, pensava-se que ser alfabetizado era conhecer as letras do alfabeto. Hoje sabemos que o conhecimento das letras não é suficiente para ser competente no uso da língua escrita. Sendo assim, é preciso que a escola repense qual é o seu verdadeiro papel.
Não apenas fazer com que o indivíduo permaneça na escola por mais tempo, e sim dar mais qualidade a esse tempo de permanência dentro do ambiente escolar.O letramento possibilita que o indivíduo modifique as suas condições iniciais, sob os aspectos: social, cultural e cognitivo.
As escolas devem começar a valorizar as diferentes formas de letramento e não restringi-la somente aos bancos escolares, pois não é somente a escola a responsável pela construção do conhecimento dos indivíduos, mas sim todo o contexto em que ele está inserido. É preciso que a escola aproveite essas experiências e não a desqualifique pois ela pode ser uma grande aliada à aprendizagem.

Nenhum comentário: