No quarto semestre tivemos interdisciplinas bem práticas que vinham de encontro com o que desenvolvíamos em sala de aula como por exemplo a interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais. No webfolio encontrei uma atividade onde escrevi o seguinte:
"Durante este semestre tivemos a oportunidade de refletir acerca da importância dos Estudos Sociais para os nossos alunos e pude principalmente perceber o quanto nossas aulas enquanto crianças foram diferentes, sendo baseadas em cultuar vultos históricos, decorar datas e nomes da história que não faziam sentido algum."
“É fundamental usar exemplos bem simples, da realidade da criança, para não fazer a clássica separação entre a vida do aluno e o saber da escola, fator responsável por tantos desvios e fracassos na educação” (Estudos Sociais Teoria e prática, pág. 12Texto: Do Acaso a Intenção em Estudos Sociais de Maria Aparecida Bergamaschi.
História tantas histórias... Ana Luisa Lins)
Na interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, fizemos muitas atividades que serviram como um rico banco de ideias, como o pbworks
http://fabianapires.pbworks.com/w/page/4484662/Representa%C3%A7%C3%A3o-do-mundo-pela-Matem%C3%A1tica-
No blog fiz o seguinte post:
"A matemática deve então ser apresentada como um instrumento útil no cotidiano do aluno e no aprendizado de outras ciências e da própria matemática, auxiliando-o a enfrentar os desafios do mundo atual, como um cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor dos seus direitos e deveres".
Na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências assistimos um filme que me marcou muito foi "Balance" que nos fez refletir sobre Escreva sobre a relação entre a ocupação do espaço pelos habitantes daquele universo e o equilíbrio do mesmo.
como as ações individuais podem alterar o equlíbrio de um sistema.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)