segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reflexões da semana (26 a 30 de abril)

Estou gostando muito de trabalhar o continente africano com minha turma. O interessante desse tipo de trabalho com acesso a internet é a riqueza de material , o acervo é infinito. Ficamos até meio perdidos no meio de tanta informação. Nessa semana, os alunos foram ao laboratório de informática pesquisar sobre os países africanos que falam português. Pedi a eles que procurassem mais ou menos os mesmos assuntos de cada país para depois poder fazer um comparativo entre eles. (População,educação, política, saúde...) Em meio a pesquisa os grupos começaram a reclamar que não estavam encontrando dados sobre saúde e educação. Questionei a turma então qual seria o motivo de não estarem encontrando muitas informações sobre tais assuntos. Alguns não conseguiram entender mas alguém da turma disse "acho que eles não querem mostrar a realidade professora!"

Fiquei cheia de orgulho com esta resposta, sinal de que eles estão começando a enxergar além...

O tipo de trabalho que estamos desenvolvendo proporciona um outro olhar ao educando. Quem sabe se eu tivesse feito um texto comparativo sobre tais países e levado para sala de aula, meus alunos, ou até eu mesma nem teria percebido isso?

Nenhum comentário: