domingo, 23 de maio de 2010

Refletindo sobre a prática

Esta semana posso dizer que foi muito produtiva. Tivemos aprendizagens bem significativas!
Digo, tivemos, pois tenho aprendido muito com o 5º ano B. Começamos a semana refletindo sobre uma frase de Bob Marley:
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos,haverá guerra”.
Comecei a semana pedindo que os alunos dessem sua opinião sobre a frase e mais uma vez me surpreendi com sua capacidade de assimilação e entendimento da proposta de trabalho que estamos desenvolvendo. Ao trabalhar com a turma sobre o respeito à diversidade sinto que estão germinando as primeiras semntes. Estão conseguindo entender que acima de tudo, de qualquer diferença de opinião, sexo, etnia, pertencemos a uma única raça a humana...
Falamos também sobre um problema muito grave: o Bullying que infelizmente está trazendo consequências irreversíveis aos nossos jovens. Ao contrário do que eu imaginava, pensei que meus alunos tinham apenas curiosidade sobre o assunto. Quando falaram do menino vítima de bullying que foi assassinado em POA, os alunos falaram de situações muito graves que acontecem todo o dia na escola e puderam identificarar ações em que foram vítimas ou autores de bullying. O diálogo e a clareza no tema foram fundamentais para concientização de que estas práticas devem ser abolidas de nossa sociedade. "Como professor preciso me mover com clareza na minha prática. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho." Pedagogia da autonomia, Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire, 25ª edição, página 28. Paz e Terra Coleção Leitura.
Esta foi uma semana que me senti mais segura de que estou no caminho certo com minhas práticas e tenho certeza que precisamos conversar muito ainda para que tais situações possam ser abolidas entre nós.

Nenhum comentário: