quinta-feira, 3 de junho de 2010

Refletindo sobre o planejamento

Acredito que nossa tarefa como educadores é fazer com que nossos jovens enxerguem desde cedo que o cigarro traz malefícios. Suas substâncias químicas causam dependência e provocam inúmeros problemas de saúde. É preciso incentivar nossos jovens a dizer não ao cigarro, alertando-os desde cedo que o cigarro abre potencialmente as portas para outras drogas como a maconha e o álcool.

Essa questão delicada foi abordada esta semana, através de uma peça teatral para adolescentes, que meus alunos assistiram. Certamente foi dado o recado de uma forma lúdica através de uma linguagem bem acessível, através de muita conversa, o que muitas vezes nossos alunos só encontram na escola.

Confesso que quando fiquei sabendo desta atividade pensei “ah... vou ter que fugir do meu planejamento, do projeto África”. Mas lembrei-me o quanto são importantes estes assuntos que acabam entrando em nossa sala de aula. Nosso planejamento não pode ser “engessado”. Ele deve abrir espaço para outras questões e principalmente não podemos planejar apenas para vencer listas de conteúdos.

“Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar - agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar - revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados”. (Danilo Gandin, 1985, p.22, Planejamento como prática educativa).

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