terça-feira, 25 de novembro de 2008

Gestão Democrática na Escola

Ao analisarmos o que significa gestão democrática devemos primeiramente nos reportar ao sentido da palavra DEMOCRACIA, que segundo o dicionário é um “sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder; país em que existe um governo democrático; governo da maioria; sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários”
Sendo assim, a gestão democrática tem como principal característica o direito ao voto e da representação de todos os envolvidos no processo de tomadas de decisões dentro da escola. Vivemos numa sociedade que não está habituada a lutar ou conhecer seus direitos, oriunda de anos de repressão e autoritarismo, onde tínhamos a ausência completa da diversidade. A gestão democrática requer autonomia e participação efetiva, onde os pais não devem apenas ir a escola para ouvir decisões da equipe diretiva ou contribuir com mão-de-obra e pagamento de contribuições mensais e sim opinar diretamente nestas decisões, sendo que todas as opiniões devem ter a mesma importância, inclusive as vozes dissonantes. A escola tem a obrigação de proporcionar o conhecimento daquilo que vai ser administrado por essa comunidade em diferentes níveis (grêmio estudantil, funcionários, pais, professores).
Por não ser um hábito a gestão democrática pode ser bastante conflituosa e inicialmente trabalhosa, mas é um processo que tem princípios. Um dos principais desafios certamente será conciliar opiniões diferentes e especialmente os professores aceitarem a idéia de ver seu fazer - pedagógico sendo exposto à opinião de pessoas “leigas” no assunto.
Sendo a democracia um processo, certamente não há receitas prontas para a gestão democrática na escola. É preciso uma longa caminhada seja feita, permeada por muito diálogo, através do qual todos os atores envolvidos devem discutir, deliberar e planejar, solucionar problemas e os encaminhar, acompanhar, controlar e avaliar o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da escola tendo como base além da participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
Se faz necessário destacar que a gestão democrática deve manter a idéia de transparência e do respeito a diversidade. De um modo geral, no nosso país as escolhas dos diretores de escola ainda ocorrem de maneira predominantemente clientelista, onde os mesmos são indicados por secretários ou ainda pior são forjadas eleições utilizando as famosas listas tríplices destoando completamente do desejo da gestão escolar verdadeira.
Enfim, a gestão democrática escolar é verdadeiramente o caminho que nos levará a uma educação de qualidade, formadora de sujeitos críticos e possíveis agentes de mudanças.

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