segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aprendizagens sobre as famílias

Nesta semana a escola Salgado Filho esteve envolvida em uma gincana com o tema Família.
Inicialmente questionei o porquê da escola "Ter" que trabalhar o mesmo tema ao mesmo tempo. A justificativa que recebi foi a de que a escola não comemora dia das mães ou dos pais e sim a a semana da família, já que 30 % dos alunos não tem ou não mora com sua mãe.
Então pensei como iria trabalhar este assunto dentro do tema África?
Fui pesquisar um pouco e encontrei muitas curiosidades sobre as famílias africanas que puderam fazer parte do nosso trabalho, os alunos gostaram de conhecer outras realidades familiares, confrontar com a sua e atentaram principalmente com o fato do africanos a valorizarem os saberes de seus idosos.
Um aluno encontrou na web uma frase e trouxe para compartilhar com seus colegas. "Cada vez que morre um africano idoso é como se queimasse uma biblioteca"
Aproveitei o "gancho" e questionei a turma a respeito de como nós tratamos os idosos em nossa sociedade. Foi um trabalho muito bom, onde os alunos além de conhecer outras realidades familiares puderam refletir sobre a sua.
Tudo isso me fez lembrar de uma frase de Paulo Freire que diz "A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir."
Dentro desse trabalho pude sentir o compromisso assumido pela turma em valorizar os saberes de suas famílias e dos idosos, a partir de seus comentários, demonstrando boa capacidade de reflexão.

Nenhum comentário: