Aprendizagens na vida adulta
Após as leituras feitas baseadas no texto “Aprendizagens na vida adulta”, destaco como o mais importante é que estamos em eterno processo de aprendizagem. Como Piaget disse: “O desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores. É o “caráter integrativo” segundo o qual “as estruturas construídas numa idade dada se tornam parte integrante das estruturas da idade seguinte”. Piaget (1983, p. 236),
Sendo assim, a partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras. Isso não quer dizer que todos os indivíduos de uma mesma idade irão aprender da mesma maneira ou estejam no mesmo nível cognitivo. A fase em que o indivíduo se encontra não pode ser determinante para avaliarmos seu desenvolvimento emocional e intelectual. O que nos indica qual o período do desenvolvimento em que ele se encontra serão suas vivências, sua maneira de pensar, ou até mesmo como ele se porta diante de problemas.
Como uma aluna-adulta, percebo que precisamos refletir muito, e principalmente pensar sobre o nosso próprio pensamento, temos que rever alguns conceitos, e também lembrarmos que já viemos de uma longa caminhada de aprendizagens e até mesmo traumas que podem acabar nos atrapalhando no caminho da aprendizagem. Nessa hora cabe lembrar que o professor precisa ter a sensibilidade de perceber que nem sempre o aluno acompanha o seu raciocínio da maneira que ele deseja. O educador precisa colocar-se no lugar do educando, tentando compreender suas dúvidas a fim de buscar com ele as respostas de que está necessitando e que está preparado para ouvir, naquele momento. Diferentes verdades existem como tantos sujeitos existem, e devem ser respeitadas.
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Um comentário:
Oi Fabi, nessa tua postagem trazes elementos interessantes para pensarmos sobre a aprendizagem de modo geral. Seria legal também pensares nesse conceito e refletires sobre quais deles te ajudam a pensar sobre o teu processo de aprendizagem como aluna. Abração, Sibicca
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