sábado, 4 de julho de 2009

Comparando os filmes assistidos

Durante este semestre assistimos dois filmes, o primeiro foi o Clube do imperador, sobre o qual já falei anteriormente e o último foi Entre os muros da escola.
Os dois filmes, embora tratem de realidades diferentes, um sobre uma escola pública atual e o outro sobre uma escola privada de décadas passadas, trazem a tona temas que fazem parte do cotidiano escolar atual. Os dois enredos mostram conflitos morais e éticos, vivenciados pelos professores, que objetivam o melhor para seus alunos, cada um a seu modo.
Os dois filmes tratam de assuntos delicados mas em comum é possivel perceber a tentativa dos professores de buscar valorizar em seus alunos suas qualidades individuais, querendo mostrar a eles o caminho mais correto a seguir.
Durante esse semestre tivemos a oportunidade de refletir sobre como anda a relação professor-aluno, a disciplina, a ética e a aprendizagem. Assim como François e seus colegas professores, a cada ano criamos expectativas quanto aos nossos novos alunos, suas experiências, suas aprendizagens, suas famílias... Sempre sonhamos e desejamos que nossa turma tenha bom comportamento e principalmente vontade de aprender. Logo nos damos conta, que assim como o professor francês estamos inseridos em um difícil contexto social que embora não desejamos, acaba entrando nas nossas aulas.
Mesmo que nós procuremos dar o melhor de nós mesmos nem sempre alcançamos bons resultados. Temos em sala de aula diferentes culturas e atitudes que se confrontam, e até mesmo o comportamento dos nossos alunos coloca em risco o nosso entusiasmo com o trabalho.

Nenhum comentário: