quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que é a Lei de Gérson?

Na interdisciplina de Filosofia fizemos um trabalho em duplas onde enviamos e recebemos perguntas a uma colega. Ainda não tínhamos feito esse tipo de trabalho, foi bem interessante! Quando recebi o comentário do tutor a respeito do trabalho, ele me sugeriu que eu explicasse o significado do seguinte trecho: “Temos a obrigação de levar a sala de aula notícias do que fazem nossos políticos, por exemplo, ou ainda fazer questioná-los sobre hábitos do brasileiro como a lei de Gérson, trazendo exemplos práticos de suas vivências”. Quando escrevi, eu me referi ao péssimo hábito de alguns brasileiros em seguir a Lei de Gérson em que a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. Fui então pesquisar a origem desse termo e achei interessante divulgar já que muitas pessoas não conhecem o seu significado:
A origem da Lei de Gérson
Gérson de Oliveira Nunes foi um dos melhores meio-campistas de toda a história do futebol brasileiro e teve participação fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1970. No entanto, terá seu nome imortalizado não apenas por suas contribuições esportivas, mas também por ter batizado uma das poucas leis que são regiamente respeitadas no Brasil.
A malandragem, a esperteza e o tão propagado "jeitinho brasileiro" ganharam seu enunciado definitivo graças a uma frase que Gérson pronunciou em uma propaganda de televisão veiculada em 1976, para os cigarros Vila Rica. No comercial, o ex-armador do São Paulo discorre sobre várias vantagens do cigarro que anunciava: "É gostoso, suave e não irrita a garganta". Para arrematar sua argumentação em prol da marca, Gérson questiona: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?". Em seguida, com um sorriso malicioso, diz a infame frase que, descontextualizada, tornou-se o bordão definitivo da terra dos espertalhões, das propinas e da generalizada falta de ética neste país: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?
Até hoje Gérson é injustamente penitenciado por ter estrelado uma campanha publicitária que, involuntariamente ou não, captou uma essência básica do imaginário coletivo nacional.

Nenhum comentário: