Antes de iniciar a interdisciplina de Psicologia fomos questionadas quanto aos conceitos de Conhecimento e Aprendizagem.
Sem perceber estava tendo uma visão epistemológica equivocada ao pensar que conhecimento é algo que entra no sujeito através de estímulos. Após as leituras dos textos de Fernando Becker e Tânia Marques pude perceber e entender conceitos de ação e aprendizagem. A ação, para a epistemologia genética é a promotora da aprendizagem, pois segundo Piaget, a aprendizagem acontece a partir do sujeito, sendo essa ação física ou mental. Quanto à aprendizagem, entendi que muitas vezes fazemos confusão, e temos a tendência de misturar os conceitos de ensino e aprendizagem, com as leituras entendi que a aprendizagem ocorre mesmo na ausência do ensino. Também tinha uma idéia equivocada de Construtivismo. Segundo Fernando Becker, “Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re) interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da história – da humanidade e do universo”. Como é bom perceber que sempre temos algo a aprender...A escola deve abandonar de vez modelos de transmissão de conhecimentos, onde se ensina o que já está pronto. É preciso agir, criar, operar e principalmente construir a partir da realidade do aluno, algo que realmente tenha significado para ele. A sala de aula construtivista é aquela em que haja uma conscientização do professor de que tanto ele como o seu aluno tem muito a ensinar e a aprender, sendo necessária a integração completa entre o sujeito e o objeto.
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Um comentário:
Uma ótima postagem Fabiana :-)
Paranbéns!!!
Beijos
Melissa
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