segunda-feira, 1 de junho de 2009
Concepções de índio
Após a leitura do texto, “Os índios no Brasil: quem são e quantos são” escrito pelo representante do povo Baniwa, Gersen dos Santos Luciano, fiquei lembrando como foi que, como aluna nas séries iniciais do ensino fundamental tive contato com a cultura indígena. Lembro-me que o índio era lembrado no dia 19 de abril, e só! Infelizmente a escola hoje ainda reproduz estes mesmos modelos de antigamente e quantas vezes na minha prática docente repeti esses modelos.
Hoje os indígenas estão retomando suas tradições e seu modo de vida, visando resgatar sua identidade cultural a muito perdida e renegada em função do preconceito que existia com sua raça. A transmissão da cultura, das histórias, dos costumes, dos rituais dos mais velhos para as novas gerações vão garantir que esta cultura se perpetue e seja valorizada pelas novas gerações.
É papel da escola, proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens que promovam a busca de conhecimentos referentes à diversidade étnica cultural indígena, ritos, danças, etnias, costumes e tradições, estabeleçam a reflexão sobre a cultura indígena valorizando-a pela sua contribuição na formação da identidade brasileira, numa proposta em desfazer preconceitos ainda arraigados em nossa sociedade.
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Um comentário:
Querida Fabiana:
São muito pertinentes as tuas reflexões, em especial, as quanto ao papel da escola. Tens conseguido realizar a tua prática voltada para esse enfoque? Que diferenças tens percebido nos alunos, realizando esse tipo de trabalho?
Abraço.
Celi
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