Muito interessante o texto da professora Jaqueline dos Santos Picetti sobre os equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança. Após a leitura fiquei asnalisando quantas vezes por dia me deparo com situações de violência dentro da escola. Nunca parei para contar mas certamente são muitas vezes. É preciso intervir não somente com a minha turma mas com outras turmas também, principalmente no dia que cuidamos do recreio.São empurrões, chutes, sempre movidos a palavrões de toda a espécie. Quando vejo uma cena deste tipo procuro separar os "brigões" deixa-los se acalmarem para daí tentar descobrir a causa da briga e faze-los pedir desculpas um ao outro.Seriam estas atitudes características do processo de construção da moralidade? Não sei...Fico me questionando se o meio em que eles vivem não seja o principal causador de tanta violência no cotidiano escolar.
Segundo Piaget, as crianças entre 7 e 10 anos estão construindo noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade.Eles pensam a partir do seu ponto de vista acreditando que devem punir os colegas de acordo com o ato cometido.
Analisando desta forma percebo a importância de conversar com a criança logo após esses conflitos para que eles reflitam sobre o que aconteceu e assim possam ver se estão sendo justos ao revidar as agressões. Acredito cada vez mais que o diálogo é fundamental na construção das noções dessas noções, principalmente porque muitas crianças em casa não conhecem o diálogo, apenas a agressão como forma de se defender.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida Fabiana:
Também gostei de ler o texto da professora Jaqueline Picetti, Significações de violência na Escola: equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?
As reflexões que trazes são importantes e se aplicam se não em 100% das escolas, então em quase a totalidade. Como tu, acredito que o diálogo com os alunos, após uma briga, pode ajudar a elucidar os fatos, a cada uma das partes compreender e refletir sobre os seus atos e a avançar no processo de desenvolvimento da moralidade .
Quanto à questão que levantas “Fico me questionando se o meio em que eles vivem não seja o principal causador de tanta violência no cotidiano escolar” fica como uma interrogação que vale a pena ser considerada, pois sabe-se que o ambiente representa um fator importante na construção da pessoa. Para Vygotsky, “a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem biológico em ser humano”.
Abraço.
Celi
Postar um comentário