segunda-feira, 5 de abril de 2010

Partindo para o PA


Esta não deve ser uma preocupação só minha...
Quando iniciei o assunto "PA" com minha turma fiquei um pouco apreensiva em relação ao que eles consideram interessante estudar. A maioria sugere temas como: Animais, Lixo, mas não sabem bem o que querem aprender sobre aquele assunto.
Fiquei me questionando então se eu como professora tinha o hábito de deixar meus alunos formularem perguntas???
Durante o nosso planejamento em sala de aula tudo, sempre partia do professor e assim retornava, como num jogo de perguntas e respostas esperadas. " Quando falamos em aprendizagens por projetos, estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio que ele já pensava antes. E é a partir do seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico- seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional,ou na cultura em transformação" Aprendizes do futuro: as inovações começaram! página 40.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi! Ótimo questionamento! Quando questionamos nossa prática estamos abertos a tentar propor algo diferente. Abraços!!