No segundo semestre trabalhamos com a abordagem histórica da educação, abordagem psicológica do desenvolvimento, da identidade do sujeito, da aprendizagem em geral e da alfabetização a partir das seguintes interdisciplinas:
-DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA I
Na interdisciplina de Psicologia trabalhamos a partir do filme I “Freud, além da alma” onde identificamos conceitos como:
inconsciente, repressão, complexo de Édipo, transferência, sintoma, método da hipnose,associação livre, sonhos.
Lembro-me que foi bem interessante o filme e fiquei um pouco chocada com alguns acontecimentos. Já havia iniciado uma graduação anterior onde já tive essa interdisciplina, mas aprendi a identificar alguns conceitos muito importantes, como o da transferência, que se faz presente com muita frequência no nosso dia a dia.
-ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Na interdisciplina de Escolarização trabalhamos com o texto Maquinaria escolar, que falava sobre como e quando se deu a criação da escola primária, e quais os interesses políticos e ideológicos que estiveram envolvidos no momento de sua criação.
Este texto foi gostoso de ler pois mostrava muito de história e esse assunto é bastante instigante. Com certeza a educação foi e sempre será assunto para grandes debates e também que trará sempre discordâncias. O texto tratava do papel da igreja como principal local de formação de pensamentos, o poder de persuasão sobre os indivíduos, principalmente nos mais antigos.
-FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
Na interdisciplina de ALFABETIZAÇÃO foi proposto conhecer, compreender e refletir sobre a psicogênese da língua escrita pesquisada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
Nela pudemos identificar, discutir e problematizar os métodos de alfabetização e as concepções educacionais nas quais estão embasados.Posso dizer que foi uma interdisciplina muito bem fundamentada e muito apropriada para aquele ano em que estava iniciando um processo de alfabetização com alunos de seis anos.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário