domingo, 17 de outubro de 2010

Terceiro semestre

No terceiro semestre do curso tivemos as seguintes interdisciplinas

ARTES VISUAIS
Na interdisciplina de Artes Visuais fizemos uma visita à Bienal de Artes.
Após a nossa visita a Bienal, conversando com os alunos percebemos o interesse deles por várias obras e as diferentes maneiras em que a arte pode ser representada. A partir daí realizamos a I Bienal da Criança, onde os alunos foram os autores das obras, apresentadas na Feira Multicultural da escola, realizada em 24/11/2007.
A I Bienal foi montada na biblioteca da escola, utilizando-se das estantes dos livros para dar a idéia de galerias.
Na entrada, foi criada uma “cama de gato” com elásticos, por onde os visitantes precisavam passar para fazer a visitação.
O espaço proporcionava ambientes de visualização e interação.

- LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM

Quando li o texto Encantos para sempre que trata sobre os Contos de Fadas, percebi que mesmo utilizando-os em minhas aulas há mais de dez anos, não conhecia aspectos importantes sobre os mesmos.
Estes contos, ao contrário do que eu imaginava, foram escritos por pessoas simples, artistas do povo. Eles sobreviveram graças à memória e a habilidade narrativa de gerações de contadores, que dedicavam parte das longas noites do tempo em que não havia eletricidade para entreter a si mesmos e aos outros contando e ouvindo histórias.
O que achei mais curioso foi que, segundo alguns estudiosos, estes contos estão associados a ritos de passagem de uma idade para outra, trazendo marcas simbólicas da puberdade e do início da atividade sexual. A insistência no sangue feminino seriam vestígios da primeira menstruação em histórias como A Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. O pé-de-feijão que cresce incontrolavelmente durante a noite em João e o pé-de-feijão se referiam a ritos da puberdade masculina.

- LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Ao assistir a entrevista que a professora Tânia Ramos Fortuna concedeu a TV COM pude refletir um pouco sobre a seriedade e a importância do brincar, e de como esse brincar pode ser um aliado do professor no seu cotidiano.
Num simples brincar de sapata, podemos trabalhar muitas habilidades que serão de grande valia no decorrer da própria vida como enfrentar obstáculos, contorná-los, fazer escolhas... Num jogo de xadrez o aluno poderá desenvolver seu raciocínio, superar o egocentrismo, estimular a reflexão... É importante que o professor tenha a convicção de que o brincar é muito sério e que saiba argumentar diante dos pais de que aquelas brincadeiras têm um propósito e que os alunos não esta apenas deixando de fazer algo importante, "matando aula".

- MÚSICA NA ESCOLA:
Nas leituras feitas,percebi que somos reféns de alguns malucos da ditadura musical. São poucos que decidem qual e que tipo de música devemos ouvir. Então é justamente aí que a percepção dos professores sobre o assunto é que pode fazer toda a diferença. Devemos trazer outras opções musicais para os nossos alunos. Afinal, como é que vão gostar daquilo que não conhecem? Devemos mostrar a eles que o gosto musical não pode ficar resumido em funk, axé e sertanejo. Devemos apresentar-lhes a boa música popular brasileira, a música de outros países, a música clássica...
Temos variados ritmos e estilos musicais que podem ajudar na construção do conhecimento, basta que eles sejam apresentados aos nossos alunos para que eles ampliem seu gosto musical.


- TEATRO E EDUCAÇÃO
Na aula presencial de teatro fizemos atividades variadas que a maioria de nós já conhecia que serviram para nos descontrair, desinibir já que a maioriade nós não gosta muito de se expor para representar em frente as colegas.
Após a aula comecei a refletir um pouco sobre como eu fazia teatro com meus alunos. Sempre saía frustrada pois os mesmos alunos é que se saíam bem(os mais falantes em aula, os mais desinibidos...)e os mais tímidos continuavam sem aparecer. Foi a partir da aula que percebi a importância das atividades preparatórias para o teatro. Com elas, os alunos vão se sentir mais a vontade e demonstrar mais prazer em interpretar algum personagem, integrando-se aos colegas e desenvolvendo mais seu potencial criativo, suas idéias, desenvolvendo sua opinião e aprimorando seu senso crítico.

Nenhum comentário: