terça-feira, 13 de novembro de 2007
Como é bom brincar
Ao assistir a entrevista que a professora Tânia Ramos Fortuna concedeu a TV COM pude refletir um pouco sobre a seriedade e a importância do brincar, e de como esse brincar pode ser um aliado do professor no seu cotidiano.
Num simples brincar de sapata, podemos trabalhar muitas habilidades que serão de grande valia no decorrer da própria vida como enfrentar obstáculos, contorná-los, fazer escolhas... Num jogo de xadrez o aluno poderá desenvolver seu raciocínio, superar o egocentrismo, estimular a reflexão... É importante que o professor tenha a convicção de que o brincar é muito sério e que saiba argumentar diante dos pais de que aquelas brincadeiras têm um propósito e que os alunos não esta apenas deixando de fazer algo importante, "matando aula".
Fiquei pensando então, por que a ludicidade desaparece a medida que as séries vão avançando?
Nossa sociedade cobra dos filhos a medida que vão crescendo que devem deixar de ser crianças, ter responsabilidades e devem deixar de lado as brincadeiras. É um erro muito grande já que o próprio Freud dizia que o humor é o herdeiro do brincar.
Brincando compartilhamos emoções e diferentes sentimentos como alegrias, tristezas e angústias. Quando se brinca, nos é permitido fantasiar, criar, transformar a realidade.
A partir das reflexões feitas acredito que, ao contrário do que imaginava, que quando brinco com meus alunos não estou perdendo tempo e sim ganhando muito em qualidade e aprendizagens, já que toda a experiência marcada pela ludicidade terá um significado muito especial para ele. Acredito que se nós adultos tivéssemos mais ludicidade na nossa vida as relações humanas seriam bem diferentes. Então vamos brincar?
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Um comentário:
Ótima postagem Fabiana. Parabens!
Deves apenas observar a solicitação para que todos utilizem marcadores em suas postagens. Sabe utilizar os marcadores?
Beijos
Melissa
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