Quando penso em música, viajo...A música é muito importante em minha vida. Ela sempres está ligada a fatos de extrema importância. Posso exemplificar o que acabo de dizer pois quando lembro da minha infância, ouço meu pai cantando para mim "Gosto muito de te ver leãozinho"... de Caetano Velozo. Até hoje me arrepio quando ouço. Sou capaz de lembrar de locais que estava quando ele cantava para mim.
Nas mais diversas culturas a música se faz presente, em diferentes funções: religiosas, educativas, terapêuticas, culturais,sendo capaz de proporcionar prazer a ouvintes e executantes,trazendo à tona sentimentos como alegria, tristeza, melancolia, saudade.
Hoje percebo que a música está ganhando espaço cada vez menor na escola. Lembro que na época que era estudante de Magistério, tínhamos a disciplina de Didática de Música, onde aprendemos a fazer alguns instrumentos musicais com materiais de sucata e criávamos músicas a partir de melodias já conhecidas como "Cachorrinho está latindo, Pirulito que bate-bate"...Confesso que não gostava muito dessas criações, nem cheguei a usá-las.
Com meus alunos sempre procurei grazer música para a sala de aula. Acredito que com os pequenos de seis anos com quem trabalho isso seja mais fácil,pois eles adoram cantar e ouvir música sem se preocupar se cantam bem ou não. Ouvem por puro prazer.
Com os alunos maiores com quem já trabalhei percebo que para eles só existe um tipo de música: "a música da hora", como eles denominam as músicas da mídia.
Mas o que acontece então?
Nas leituras feitas,percebi que somos reféns de alguns malucos da ditadura musical. São poucos que decidem qual e que tipo de música devemos ouvir. Então é justamente aí que a percepção dos professores sobre o assunto é que pode fazer toda a diferença. Devemos trazer outras opções musicais para os nossos alunos. Afinal, como é que vão gostar daquilo que não conhecem? Devemos mostrar a eles que o gosto musical não pode ficar resumido em funk, axé e sertanejo. Devemos apresentar-lhes a boa música popular brasileira, a música de outros países, a música clássica...
Temos variados ritmos e estilos musicais que podem ajudar na construção do conhecimento, basta que eles sejam apresentados aos nossos alunos para que eles ampliem seu gosto musical.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário