domingo, 13 de abril de 2008
Concepções do fazer docente no ensino de Estudos Sociais
Ao planejar o ensino de Estudos sociais o professor deve ter bem claro quais são os objetivos que ele deseja atingir e principalmente estar consciente de que devemos planejar efetivamente este ensino como impulsionador da prática pedagógica. Através destes objetivos o aluno deverá aprender conteúdos específicos, relacionados aos acontecimentos sociais, históricos e culturais, não esquecendo de contextualizar as suas vivências, partindo de suas experiências e saberes, para que se concretizem as intenções iniciais do professor.
Os alunos tomam conhecimento destas relações quando percebem que elas ocorrem nos grupos em que estão inseridos, como família, escola, bairro... Junto a estes objetivos formulados é necessário que os alunos construam noções de tempo e de espaço, relacionando diferentes períodos históricos, identificando as mudanças e as permanências que ocorrem em um determinado tempo e espaço entre outros.
Estas ações servem como base para inúmeras reflexões onde os alunos possam participar da sua própria aprendizagem, cabendo ao professor propor atividades onde o estes alunos possam buscar um olhar crítico sobre a realidade social em que estão inseridos, exercendo assim o seu pleno direito da cidadania.
Com esta abordagem, os conteúdos de Estudos Sociais não passam a ser o centro das atenções e sim os instrumentos para a construção dos próprios conhecimentos pelos alunos. Desta forma, estes conceitos deixam de ser fórmulas prontas, passando a ser construções dos alunos, que exigem reflexão do processo de aquisição dos mesmos.
Para obter sucesso no ensino de Estudos Sociais o professor deverá manter em seu planejamento uma postura interdisciplinar. Suas aulas devem ser permeadas por informações sobre a realidade social dos seus alunos, para que a partir dos seus conhecimentos e vivências eles se sintam agentes da própria história, refletindo sobre valores como justiça social, dignidade, respeito às diferenças, envolvendo-se em projetos que não tenham como objetivo principal a decoreba de conceitos e sim a compreensão ou até mesmo a intervenção na realidade social em que estão inseridos.
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Representação do mundo pelos Estudos Sociais
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