sábado, 5 de abril de 2008
Matemática na vida
Ao rever minhas memórias em relação a aprendizagem da matemática em minha vida pude perceber porque não gostava da matemática. Acredito, que este sentimento tenha se gerado por aprendizagens que não tinham para mim nenhum significado, cujos objetivos eram realizar tarefas definidas pelo professor, sem levar em consideração as minhas idéias, meus conhecimentos prévios ou simplesmente ignorar a utilização de materiais concretos.
Cabe então ao professor, oportunizar diferentes objetos (reais, virtuais, desenhos) onde os alunos possam conhecê-los e operar com suas propriedades, utilizando recursos como resolução de problemas, por meio das TICS e de jogos lúdicos para que a matemática tenha um sentido no nosso dia-a-dia, despertando o prazer em realizá-las.
O conhecimento da matemática tem um papel relevante na capacidade de resolver problemas, tomar decisões, criticar e avaliar soluções.
A matemática deve então ser apresentada como um instrumento útil no cotidiano do aluno e no aprendizado de outras ciências e da própria matemática, auxiliando-o a enfrentar os desafios do mundo atual, como um cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor dos seus direitos e deveres.
"Quando a capacidade de refletir é deixada de lado na prática educacional, o que se produz é um indivíduo incapaz de raciocinar logicamente, que não poderá evidentemente refletir de maneira crítica e autônoma".
(PCN, Matemática, pág. 27.)
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