segunda-feira, 30 de junho de 2008

A importância dos Estudos Sociais


Durante este semestre tivemos a oportunidade de refletir acerca da importância dos Estudos Sociais para os nossos alunos e pude principalmente perceber o quanto nossas aulas enquanto crianças foram diferentes, sendo baseadas em cultuar vultos históricos, decorar datas e nomes da história que não faziam sentido algum. Felizmente pude perceber que estamos trilhando o caminho certo, já que as atividades e textos que nos foram apresentadas são muito parecidos com as quais eu faço com meus alunos.
Refletir sobre a importância do ensino de Estudos Sociais no currículo escolar é de grande valia, já que dentro dessas atividades muitas noções importantes são desenvolvidas nessa trajetória, dentre essas destaco as noções de espaço e tempo.
Os alunos devem sentir-se incluídos no currículo escolar. Devemos começar trabalhando a história da própria criança, das pessoas da sua família, da cidade onde mora... Sentindo-se inseridos nessas histórias eles perceberão que elas se entrelaçam as outras tantas histórias. Identificando-se com o currículo de Estudos Sociais, eles compreenderão a ação de diferentes grupos sociais.
“É fundamental usar exemplos bem simples, da realidade da criança, para não fazer a clássica separação entre a vida do aluno e o saber da escola, fator responsável por tantos desvios e fracassos na educação” (Estudos Sociais Teoria e prática, pág. 12)
Cabe ao professor, perceber que o seu aluno traz conhecimentos e saberes que devem ser levados em consideração no seu planejamento, e que estes conhecimentos serão incluídos na construção de novas aprendizagens.

Nenhum comentário: