Por que trabalhar com a resolução de problemas?
Os professores, ao planejarem seu trabalho, selecionando atividades de resolução de problemas, devem esclarecer claramente os objetivos que pretendem atingir... O principal é analisar o potencial do problema no desenvolvimento de capacidades cognitivas, procedimentos e atitudes e na construção de conceitos e aquisição de fatos da Matemática.
(Resolução de problemas: observações a partir do desempenho dos alunos, de Antonio José Lopes et al. - em A educação Matemática em Revista, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), ano II, nº. 3, 2º semestre de 1994).
Ao trabalhar com problemas o professor propõe ao aluno a descrição de uma situação onde se procura algo desconhecido, exigindo certa iniciativa onde mais importante do que encontrar a resposta certa é elaborar procedimentos ou caminhos que o levem a encontrar essa resposta. É importante também que o professor apresente problemas variados que possibilitem a vivência de situações que apresentem uma solução ou várias soluções. Para desenvolver tais habilidades é necessário que desde o início da escolaridade, as crianças sejam desafiadas a resolver problemas em situações planejadas para isso.
O fato de o aluno ser estimulado a questionar sua própria resposta, a questionar o problema, a transformar um dado problema numa fonte de novos problemas, evidencia uma concepção de ensino aprendizagem não pela mera reprodução de conhecimentos, mas pela via da ação refletida que constrói conhecimentos. (PCN, Matemática, vol. 3, pág. 45.)
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário