segunda-feira, 11 de agosto de 2008
2) Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
Neste semestre tivemos muitas aprendizagens significativas para nossa formação como estudantes do PEAD. Para mim, as mais significativas ocorreram na área da Matemática (construção do número, medida, espaço e forma) e em Estudos Sociais (espaço e tempo) já que trabalho com 1º ano do ensino fundamental de 9 anos. Nessas interdisciplinas lemos muitos textos interessantes e principalmente aliar teoria à prática. Ao planejar suas aulas de Estudos Sociais, o professor deve sempre partir da experiência real da criança e jamais deixar de lado os seus conhecimentos, sua bagagem cultural. A escola e o professor, principalmente, devem atuar para a produção de identidades sócio-culturais dos alunos na perspectiva da cidadania, somente desta forma é que o aluno irá reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço. Ele também irá reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos na sua vida atual. Em matemática, na série com a qual atuo as crianças trazem consigo noções informais sobre numeração, medida, espaço e forma que trazem em sua vida cotidiana, tudo isso servirá de base para as suas primeiras noções de matemática escolares. Nesta fase é preciso utilizar de forma incansável os materiais concretos, instrumentos de medida ou calendários. Realizando estas ações os alunos, cada um a seu ritmo irão absorvendo essas noções onde mais tarde esses materiais concretos deixam de ser necessários. Outro recurso muito interessante para trabalhar matemática é proporcionar ao aluno a resolução de diferentes tipos de problemas. Ao trabalhar com problemas o professor propõe ao aluno a descrição de uma situação onde se procura algo desconhecido, exigindo certa iniciativa onde mais importante do que encontrar a resposta certa é elaborar procedimentos ou caminhos que o levem a encontrar essa resposta. É importante também que o professor apresente problemas variados que possibilitem a vivência de situações que apresentem uma solução ou várias soluções. Para desenvolver tais habilidades é necessário que desde o início da escolaridade, as crianças sejam desafiadas a resolver problemas em situações planejadas para isso. Para concluir as minhas aprendizagens percebi que muitas vezes não dava importância ao tipo de pergunta que meus alunos faziam, ou ainda não dava oportunidade para eles refletirem sobre novas experiências, de buscar significado naquilo que lhes interessava e naquilo que poderia ajudá-los a crescer intelectual e cognitivamente e agora após o os trabalhos do semestre tenho a certeza de que podemos tirar muito proveito dessas perguntas que nos são feitas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Fabi, nas duas postagens sobre a síntese e o workshop tu trazes uma retomada de alguns aspectos que foram elencados como os mais importantes ou mais significativos para ti. Seria interessante pensarmos também como a escrita e a apresentação do workshop te ajudaram a resgatar esses pontos significativos, seja no momento de escrita ou no momento de aprensentação. Agora uma provocação: em determinado momento da tua postagem tu colocas: "Realizando estas ações os alunos, cada um a seu ritmo irão absorvendo essas noções onde mais tarde esses materiais concretos deixam de ser necessários". Será que os alunos absorvem essas noções ou as constrói? Fica essa pergunta para refletirmos. Abração, Sibicca
Postar um comentário