domingo, 17 de agosto de 2008

Mas afinal, o que é ser adulto?

A nossa nova interdisciplina de Psicologia da vida adulta, inicia os trabalhos fazendo-nos essa pergunta e levando-nos a refletir sobre a vida adulta com as perguntas abaixo:
1. O que é ser adulto?
2. Quais as características do adulto?
3. Quando uma pessoa se torna adulta?
4. Quais são os desafios da vida adulta?
5. Como o adulto aprende?
No Brasil, um indivíduo é considerado maior aos 18 anos, porém se analisarmos com mais calma, veremos que a idade não pode ser o único critério para avaliar o grau de desenvolvimento de um indivíduo. Devemos observar outras dimensões como a maturidade emocional, social, intelectual e física. Para ser considerado adulto, a pessoa já deve ser capaz de aceitar responsabilidades pelas conseqüências dos seus atos. Deve ser capaz de tomar decisões com base em critérios e valores pessoais e até mesmo ter opiniões sem se deixar influenciar por outras pessoas e isso muitas vezes independe da idade. Em nossa sociedade podemos encontrar adolescentes com muito mais maturidade emocional que alguns adultos, ou ainda pessoas que são consideradas adultas pela sua idade e que não tem maturidade suficiente nem para prover o seu próprio sustento. Ao pensar sobre como o adulto aprende, me reportei a vida de aluna-professora que hoje tenho. Como adultos aprendemos com o objetivo de em breve aplicar esses novos conhecimentos. Já passamos por muitas experiências pessoais, emocionais, profissionais que nos diferenciam das crianças. Certamente nossas aprendizagens se tornam muito mais significativas quando podemos relacionar fatos do nosso cotidiano em nossos trabalhos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fabi, destacas aspectos importantes do ser adulto e da aprendizagem do adulto nessa tua postagem. Acredito que várias dessas discussões retornarão ao longo da interdisciplina. Abração, Sibicca