domingo, 19 de abril de 2009

Educação inclusiva


Desde 1988, a Constituição Federal garante um sistema educacional especializado para a formação dos alunos com deficiência. Contudo, sabemos que a escola enfrenta muitas dificuldades para incluir verdadeiramente esses alunos. Incluir não é somente proporcionar à criança um espaço na sala de aula, e sim propor atividades capazes de promover seu desenvolvimento e remover as barreiras a seu acesso e participação na aprendizagem e na sociedade.
O ato de incluir em sala de aula exige do professor a modificação de atitudes e organização de metodologias de trabalho em conjunto com a equipe de apoio na escola (orientadora, coordenadora, colegas).
"Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contra a exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para os indivíduos. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, através da elaboração de pensamentos e formulação de juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida."
Referências Bibliográficas:
CARVALHO, Rosita Edler. (2000) Removendo Barreiras para a Aprendizagem. Porto Alegre, Mediação.

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