domingo, 5 de abril de 2009

Identificando epistemologias

Podemos afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem: a pedagogia diretiva, a pedagogia não-diretiva e a pedagogia relacional.
Na pedagogia diretiva, com a qual boa parte da minha geração foi alfabetizada, a relação professor aluno era bem diferente da atual. Este professor acredita que o conhecimento pode ser transmitido ao aluno. Para ele, o indivíduo ao nascer, nada possui de conhecimentos, sendo uma tábula rasa. Seu conhecimento e sua estrutura têm procedência do seu meio físico e social. Somente o professor, em seu pensamento pode produzir algum novo conhecimento neste aluno.
Já a pedagogia não-diretiva esta muito presente embora nem sempre seja fácil detectá-la. Nesse caso, o professor auto denomina-se como facilitador. Segundo ele, este aluno já traz algum saber, que precisa apenas ser organizado, trazido a consciência ou ainda recheado, sendo assim como ele interfere muito pouco. A epistemologia que fundamenta esta postura pedagógica é a apriorista. Este professor renuncia a intervenção no processo de aprendizagem do aluno e a não aprendizagem do aluno e explicada como déficit herdado.
Já o professor que age segundo o modelo pedagógico relacional, percebe seu aluno como um ser pensante, que traz consigo uma história de conhecimento já percorrida e uma herança biológica. Este professor acredita que o aluno é capaz de aprender sempre. Já dizia Piaget, que o conhecimento tem início quando o recém-nascido age assimilando alguma coisa do meio físico ou social. Sendo assim, a aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência da coordenação das ações. Este professor, alem de ensinar, passa a aprender, assim como o aluno passa a ensinar, e juntos buscam novas perguntas e respostas, novos conhecimentos. Desta sala de aula, certamente sairão sujeitos questionadores, pensantes, críticos, que agem individual e coletivamente e certamente serão agentes de transformação social, agentes da própria história.

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Fabiana :-)
Queria te questionar uma coisa...
Em suas postagens costuma trazer recostes de textos que considera interessante, correto? Isso é uma marca de teu portifólio? O que gostaria de te questionar e, também, comentar é que, com isso, as vezes acabamos escrevendo pouco, concordas?
Te sugiro que analise qual seria a quantidade adequada de citações a outros autores para a elaboração de uma boa produção textual. Por exemplo, neta postagem, qual a porcentagem de recostes de outros textos?
Beijos
Melissa