Cada estádio do desenvolvimento segundo Piaget, é definido por diferentes formas do pensamento. Os estádios do desenvolvimento cognitivo são seqüenciais. A velocidade deste desenvolvimento varia de um sujeito para outro, assim como o meio social que está inserido também pode ser motivo de aceleração ou retardação do aparecimento destes. Porém, a ordem de sucessão dos estágios não muda. O que nos diz então qual o período do desenvolvimento que o sujeito se encontra será relação com o objeto do conhecimento como lida com os problemas e não a idade. Principais características dos estádios:
Estádio sensório-motor (0 a 2 anos) A partir dos primeiros reflexos do recém-nascido se constrói a interação com o meio. A partir destas interações os reflexos vão se modificando e entre 18 e 24 meses inicia-se a capacidade de representação da realidade. A inteligência sensório-motora é essencialmente prática e perdura até o aparecimento da linguagem. No final deste estádio surge a capacidade representação mental e de simbolização. A inteligência centrada na ação dá lugar ao pensamento.
Estádio pré-operatório (2 a 7 anos) Este estádio é marcado pelo egocentrismo. A criança acha que o mundo foi criado para si e não consegue perceber o ponto de vista do outro ou lidar com idéias diferentes das suas. Ela atribui a objetos e outros seres vivos emoções e comportamentos próprios do ser humano. Outro aspecto central do pensamento pré-operatório é a irreversibilidade do pensamento, a criança ainda não consegue efetuar operações mentais.
Estádio operatório-formal (7 a 12 anos)
Neste período são construídas as operações lógicas de classificação e seriação, conservações físicas de substância, peso e volume conservações espaciais de comprimento, área e volume espacial e conceito de número. Nesta fase a criança já tem capacidade de realizar operações mentais, e aceita a idéia de reversibilidade.
Estádio das operações concretas (12 a 16 anos)
Neste estádio o indivíduo tem capacidade de realizar operações mentais, pois compreende que existem ações reversíveis (percebe que é possível transformar o estado de um objeto, sem que todo o objeto mude, e depois reverter esta transformação, voltando ao estado inicial);
Ele compreende a existência de conceitos - características que não variam em função das mudanças dos objetos, mas que existem para além deles e podem ser aplicados a muitas outras situações para além daquela associação que foi primeiramente apresentada
Já não se baseia na percepção imediata e começa a compreender a existência de características que se conservam, independentemente da sua aparência: adquire assim a noção de conservação da matéria sólida.
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Um comentário:
Repetindo comentário feito no dia 05/04:
Oi Fabiana :-)
Queria te questionar uma coisa...
Em suas postagens costuma trazer recostes de textos que considera interessante, correto? Isso é uma marca de teu portifólio? O que gostaria de te questionar e, também, comentar é que, com isso, as vezes acabamos escrevendo pouco, concordas?
Te sugiro que analise qual seria a quantidade adequada de citações a outros autores para a elaboração de uma boa produção textual. Por exemplo, neta postagem, qual a porcentagem de recostes de outros textos?
Beijos
Melissa
Chegou a analisar minha questão?
Aguardo tua analise
Beijinhos
Melissa
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